
danças tipicas

A Dança do Ventre já era uma prática em diversas civilizações antigas, bem como no próprio Egito Antigo, onde sacerdotisas faziam esse tipo de dança, em rituais de cunho religioso. Primordialmente, o ambiente onde ocorriam as danças era o dos templos. Entretanto, esse costume se popularizou, sendo também apresentado em eventos públicos e festividades.

O Tango é um ritmo que teve início nas zonas de subúrbio de Buenos Aires e, de início, se acreditava que eram originários em cabarés e/ou bordéis em geral, por conta da grande sensualidade, expressa por meio de seus passos e do envolvimento entre as pessoas que formam o casal de dançarinos.

A Bharathanatyam é uma tradição entre os hindus, sendo uma das manifestações culturais mais antigas do país da India. Trata-se de um estilo clássico de dança, surgido na região sul da Índia, que faz uso de instrumentos musicais como tambura, violino e flauta. Na Bharathanatyam, os dançarinos envolvidos devem realizar movimentos e gestos bem suaves, além de poses, de tempos em tempos.

A Tarantella é, certamente, a dança mais representativa desse animado país que é a Itália. Seu nome está associado à cidade de Taranto. Pode ser realizada por diversos casais, que trocam de parceiros de modo muito rápido e preciso, garantindo um espetáculo vivo e de energia incomum. Deve ser dançada em duplas, pois, segundo os italianos, dançar Tarantella sozinho pode trazer má sorte.

Hip hop é uma cultura artística que começou na década de 1970 nas áreas centrais de comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova Iorque. A tradução literal desta expressão é "balançar os quadris.

O Frevo surgiu em Pernambuco, entre o fim do século XIX e o início do século XX, primeiramente como um ritmo carnavalesco, nascido dos maxixes, dobrados, polcas e marchinhas de carnaval. O frevo originalmente não tem letra, é só tocado por uma banda. Do ritmo mais rápido, das bandas de músicas marciais, surgiu a dança do frevo, nos desfiles antigos de carnaval, quando jogadores de capoeira abriam o caminho para os músicos passarem pela multidão.O frevo mistura passos de ballet,capoeira e cossa.

O Carimbó é uma sonoridade de procedência indígena, aos poucos mesclada à cultura africana, com a assimilação das percussões dos negros; e a elementos de Portugal, como o estalar dos dedos e as palmas, que intervêm em alguns momentos da coreografia. Originalmente, em tupi, esta expressão significa tambor, ou seja, curimbó, como inicialmente era conhecido este ritmo. Gradualmente o termo foi evoluindo para carimbó.Dança Tipica da cidade do Pará.

De acordo com pesquisadores, o forró surgiu no século XIX. Nesta época, como as pistas de dança eram de barro batido, era necessário molhá-las antes, para que a poeira não levantasse. As pessoas dançavam arrastando os pés para evitar que a poeira subisse.A origem do nome forró tem várias versões, porém a mais aceita é a do folclorista e pesquisador da cultura popular Luiz Câmara Cascudo. Segundo ele, a palavra forró deriva da abreviação de forrobodó, que significa arrasta-pé, confusão, farra.

O samba surgiu da mistura de estilos musicais de origem africana e brasileira. O samba é tocado com instrumentos de percussão (tambores, surdos timbau) e acompanhados por violão e cavaquinho. Geralmente, as letras de sambas contam a vida e o cotidiano de quem mora nas cidades, com destaque para as populações pobres. O termo samba é de origem africana e tem seu significado ligado às danças típicas tribais do continente. As raízes do samba foram fincadas no Brasil, na época do Brasil Colonia.