top of page

   3G DANCE

Biografia

Ana Botafogo nasceu na cidade do Rio de Janeiro no dia 9 de julho do ano de 1957, é uma bailarina brasileira. Ela é uma grande bailarina e é considerada como o principal nome da dança clássica  brasileira, uma grande personalidade da dança clássica. (Bruno Farias N°08)

"Dança é transmitir as emoções através de personagens. Para mim, seu significado total é vida. A dança me deu força, alegria e também meu deu ‘muito trabalho’ [risos]. Sempre tive muitos desafios. E são os desafios que fazem a vida ser mais emocionante"  -Ana Botafogo

Ana Botafogo

Aos seis anos, o balé para Ana Botafogo era uma

brincadeirinha perto de sua casa. Aos onze, ela entrou na

Academia de Ballet Leda Iuqui, que era bailarina do TMRJ, na qual permaneceu por toda sua adolescência.

E depois ela viajou para fazer um curso na França. Onde conseguiu seu primeiro contrato pelo Balé de Marselha e trabalhou com Roland Petit.  (Giovanna Parmeseano N°12)

 Começou a vida profissional na Europa. Já em solo brasileiro, quando voltou, no final da década de 1970, o TMRJ estava fechado. Então, conseguiu um emprego no Balé do Teatro Guaíra, em Curitiba. Dançou pela Associação de Ballet do Rio de Janeiro. Só depois dos 20 anos, em 1981, entrou para o corpo de baile do TMRJ. (Júlia Neves N°16)

Em 1995, na qualidade de ''étoille'' convidada da Companhia de Opera Lodz (Polônia), interpretou o papel feminino do Ballet Zorba, O Grego, dançando em várias cidades do Brasil.

Ana dançou como artista convidada de importantes Companhias de Ballet, tais como: Saddler’s Wells Royal Ballet (Inglaterra), Ballet Nacional de Cuba (Cuba), Ballet del Opera di Roma (Itália), entre outras.             (Kaely Santos N°17)

Parte da beiço: Entre os muitos títulos que recebeu do governo do Rio de Janeiro esta o de Embaixatriz da Cidade do Rio de Janeiro. O Ministério da Cultura do Brasil a presenteou-lhe  como o Troféu Mambembe referente ao ano de 1998, pelo reconhecimento ao conjunto do trabalho e divulgação da dança em todo o território nacional. (Thays Rodrigues N°35)

Em dezembro de 2002 recebeu do Ministério da Cultura a Ordem do Mérito Cultural, na classe de Comendadora, por ter se distinguido por suas relevantes contribuições prestadas à cultura no país,e em agosto de 2004 recebeu a Medalha de Mérito Pedro Ernestro da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.(Victoria Muniz N°37)

Ao longo de sua carreira, Ana Botafogo já interpretou os papéis principais de todos as mais importantes obras do repertório da dança clássica. Destacam-se suas performances em produções completas como Coppélia, O Quebra Nozes, Giselle, Romeu e Julieta, Don Quixote, La Fille Mal Gardée, O Lago dos Cisnes, Floresta Amazônica, A Bela Adormecida, Zorba o Grego, A Megera Domada e Eugene Onegin. A bailarina também levou para diversas capitais brasileiras os espetáculos ''Ana Botafogo In Concert'' e ''Três Momentos do Amor''.

(Bruna Moreira N°06)

Clipe com Ana Botafogo

© 2023 by Zoe Marks. Proudly created with Wix.com

bottom of page