top of page

   3G DANCE

 Tipos de Dança

 

  • Dança Clássica Balé 

 

O balé surgiu na corte italiana durante a Renascença no século XV. Depois a dança passou a ser executada em países como França, Rússia e Inglaterra ao som de músicas clássicas. O destaque fica para a França, pois o rei Luís XIV influenciou a prática do balé e a língua francesa é usada para denominar diversos passos da dança. No início da Primeira Guerra Mundial, essa dança passou a ser mais praticada na Europa Ocidental através de uma companhia russa chamada Ballets Russes. 

É uma dança que exige bastante prática. As principais exigências do balé são os movimentos dos membros superiores, leveza, harmonia, a postura ereta e a simetria dos bailarinos. 

 

Balé Clássico: É a que mais utiliza as técnicas mais tradicionais do balé. É um gênero que surgiu em países como França, Dinamarca e Rússia. 

 

Balé Neoclássico: É um balé bem parecido com o clássico, mas possui menos rigidez em seus passos. É mais estruturada e teve como precursor o balé Apollo, em 1928. 

 

Balé Contemporâneo: É a mistura da dança contemporânea com o balé clássico. Utiliza movimentos distintos dos que são usados no balé clássico. O precursor desse gênero é George Balanchine.

 

  • Valsa 

 

 

A valsa é uma dança que surgiu nas regiões da Alemanha e da Áustria no início do século XIX e a palavra significa 'dar voltas'/'girar'/'deslizar'. Primeiramente, ela era conhecida como uma dança vulgar e depois foi transformada em algo nobre e das altas classes. Entrou de vez nas altas sociedades após uma festa dos nobres na Áustria, na cidade de Viena, em 1776. 

 

Surgiram partes diversificadas da dança como a valsa vienense, a valsa original, peruana e a inglesa. Como os pares dançam muito próximos, ela era chamada de proibida, mas, atualmente, as valsas são mais praticadas em festas de casamentos, formaturas e aniversários de debutantes. 

 

 

  • Dança Moderna 

 

 

A dança moderna começou no século XX e surgiu como forma de expressar o sentimento das pessoas que queriam desvincular-se das danças clássicas. No Brasil, a dança moderna começou a ser mais divulgada após a Segunda Guerra Mundial quando os artistas abandonaram o estilo mais clássico e propuseram novas formas. As cidades mais influenciadas por esse estilo foram São Paulo e Rio de Janeiro.  

 

Esse tipo de dança busca trabalhar com movimentos parecidos com o cotidiano da vida contemporânea. Nesse estilo de dança, o dançarino tem a opção de se expressar de uma maneira mais livre e atual. Trabalha com o ritmo, dinamismo, movimentos inspirados na natureza e espontaneidade.  

 

 

  • Dança de Rua 

 

 

Conhecida também como street dance, a dança de rua é um estilo que conta com movimentos com o corpo e expressões faciais. Surgiu nos Estados Unidos, em 1929, durante uma das maiores crises econômicas do mundo. As performances eram realizadas pelos trabalhadores que ficaram desempregados após a crise. 

 

A dança de rua está ligada a outras manifestações culturais como a pintura, grafite e a forma de se vestir. Posteriormente, surgiu uma nova vertente que recebeu o nome de Hip-Hop, mais realizado nas ruas. Já o Street Dance originou-se das escolas de dança. 

 

 

  • Dança de Salão 

 

 

A dança social ou dança de salão é praticada por casais, em reuniões sociais e surgiu na Europa, na época do Renascimento. Pelo menos desde os séculos XV e XVI, tornou-se uma forma de lazer muito apreciada, tanto nos salões dos palácios da nobreza, como entre o povo em geral. É chamada de social por ser praticada por pessoas comuns, em festas de confraternização, propiciando o estreitamento de relações sociais de amizade, de romance, de parentesco e outras. De salão, porque requer salas amplas para os dançarinos fazerem livremente suas evoluções e porque foi através da sua prática nos salões das cortes reais europeias que este tipo de dança foi valorizado e levado para as colônias da América, Ásia e África, sendo divulgado pelo mundo todo e transformando-se num divertimento muito popular entre diversos povos. 

 

 

  • Tango 

 

O de salão, show ou contemporâneo sempre encantou os turistas 

amantes da dança. É romântico, dramático, exótico, sofisticado. 

Foi criado pelos gaúchos caleiros originários da Costa Oriental da 

Argentina. 

 

  • Salsa 

 

Salsa é uma dança sensual, quente, explosiva, romântica e principalmente muito divertida. A Salsa pode ser dançada individualmente, mas é geralmente dançada em pares. Aos passos básicos são adicionadas voltas e quedas o que torna esta dança particularmente exuberante! Existem vários estilos diferentes, o  Cubano, o Porto-riquenho, o de Nova Iorque, entre outros… 

 

Os ritmos de Salsa são: o cubano, que realça bastante a cintura e a improvisação; o colombiano, com uma forte marcação de passos; e o porto-riquenho, dançado em linha, mais elegante e suave. Não existe nenhum ritmo que se defina como Salsa. A música a que chamamos salsa é uma mistura irresistível de ritmos latino-americanos e africanos.  

 

 

  • Bolero 

 

 

A origem do Bolero é cubana. Suspeita-se que seu nome deriva da palavra espanhola “volero” (de volar= voar). O bolero tem rítmo quaternário. Ao mesmo tempo em que seu estilo é cheio de alegria o bolero é romântico com fervura e muita suavidade. 

 

Ele é dançado de forma simples e lenta sem muitas variações, só no Brasil é dançado de forma diversificada. Os casais dançam juntos, segurando um pouco mais os quadris e deslizando por todo o salão, lembrando uma caminhada em alguns momentos. 

 

 

  • Zouk 

 

 

No Caribe, onde nasceu o movimento musical intitulado “Zouk”, que quer dizer festa em Kreole (dialeto da Martinica que mistura inglês, francês e dialetos africanos), dança-se esse ritmo de uma forma desconhecida para a grande maioria dos brasileiros, lá existe uma dança chamada “Zouk”. 

 

Aqui no Brasil não se dança o ritmo Zouk da mesma forma que no Caribe, dança-se da mesma forma do ritmo Lambada, só que de forma mais lenta e sensual, mas os passos e movimentos são os mesmos. Este curso oferece aos iniciantes a oportunidade aprender as variações básicas deste ritmo sensual e envolvente.  

 

 

 

© 2023 by Zoe Marks. Proudly created with Wix.com

bottom of page